Que pena, o futebol virou negócio…


Ah, que saudade do Maracanã

Amanhã haverá a decisão sobre onde serão as Copas do Mundo de Futebol de 2018 e 2022. Este evento é mais uma mostra que o futebol de ser aquele esporte que sempre gostamos para ser um grande negócio. Cada vez mais, a diversão do futebol está sendo substituída pelo dinheiro.

Sabe onde pode ser a copa de 2022? No Qatar, um país extremamente tradicional no futebol mundial… Sabe quais as outras opções??? Os extremamente relevantes EUA, Coréia, Japão e Austrália.

Mas isso é o de menos, diversos escândalos de corrupção estão envolvendo esta votação:

  • vários dirigentes fortes no futebol mundial estão sendo acusados pela BBC de terem recebidos imensas quantias de dinheiro da agência de marketing da FIFA (ISL, que já teve uma malfadada parceria com o Flamengo, que quase levou o clube a falência e já teve diversas fraudes investigadas pela Suíça), entre eles Ricardo Teixeira (presidente da CBF e responsável pela organização da Copa do Mundo de 2014) e Nicolas León (presidente da CONMENBOL, federação responsável pelo futebol na América do Sul).
  • além disso, dois dirigentes com direito ao voto foram afastados (o taitiano Reynald Temari e o nigeriano Amos Adamu) por supostamente terem recebido propina para favorecer algumas candidaturas para estas copas.
  • outra denúncia afirma que duas candidaturas (Portugal/Espanha 2016 e Qatar 2022) fizeram uma combinação de votos para aumentar a chance de vitória.

Sem falar nestas sujeiras, basta pensarmos um pouco mais próximo. Qual jogador está a mais tempo no seu time? No meu, o mais antigo é Leo Moura (que está no Mengão desde 2005). Isso chega a ser triste. Zico jogou mais de 15 anos pelo Mengão, Pelé quase 20 pelo Santos… São poucos os casos que consigo lembrar de jogadores com mais de 10 anos jogando pelo mesmo clube hoje no futebol brasileiro: Marcos e Rogério Ceni. Assim como todos os envolvidos no futebol, os jogadores não jogam futebol mais por prazer, por amor a camisa, nem nada disso: eles querem dinheiro… O futebol hoje se resume ao dinheiro.

Outro absurdo causado pelo dinheiro no futebol pode ser demonstrado pelo exemplo do maior estádio do mundo, nosso querido Maracanã. O Maracanã que chegou a ter quase 200 mil pessoas assistindo a um jogo de futebol hoje só tem pouco mais de 80 mil lugares. E isso é o de menos: eles acabaram com a geral, setor popular do estádio que promovia a inclusão dos pobres no futebol, qualquer um podia ir ao Maraca ver o Mengão jogar, não precisava ter dinheiro. Para esta bendita Copa de 2014, eles vão diminuir o gramado retirando o principal atrativo do estádio para quem gosta de futebol. O enorme gramado do Estádio do Mengão (brincadeirinha) proporciona(va) o futebol arte, pois dava espaço pros craques se destacarem. Agora aquilo vai virar um pinball com o pouco espaço. O nosso futebol arte vai ficar quase impraticável de ser desenvolvido no principal palco de futebol brasileiro. E sabe por que tudo isso??? Porque os dirigentes da FIFA querem nivelar o futebol para baixo: é interessante financeiramente que qualquer mané consiga ser competitivo e para isso é interessante ter estádios em que os craques não tenham espaço para jogar sem tomar pancada.

Este tipo de coisa está fazendo com que o futebol se torne um negócio (dos bem sujos por sinal). O futebol de verdade, aquele que a gente sente prazer em assistir (dos tempos de Zico, Pelé e Garrincha, quando futebol era um esporte), tá deixando de existir.

É uma pena.

 

 

Fontes:

  1. Globoesporte.com: http://bit.ly/eYmxHF
  2. Blog do Bertozzi da ESPN Brasil: http://bit.ly/horbUd
  3. Entrevista de Andre Jenning (da BBC) na ESPN Brasil: http://bit.ly/ie5Dh6
  4. Veja.com: http://bit.ly/hdKdm3
Anúncios

Tags:,

About Rafael Leite

Sou um cara que gosta muito de tecnologia, esportes, política e de ler um bom livro.

One response to “Que pena, o futebol virou negócio…”

  1. Ianne says :

    Gente, essa criança está a cada dia mais inspirado. Mais um pouco e vai trocar de profissão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: