Vocês conhecem a Associação Nacional dos Torcedores?


Estava eu em casa à toa, sem ter muito o que fazer. Decidi então assistir o programa Juca Entrevista na ESPN Internacional. Estava tendo uma entrevista interessante com o presidente da Associação Nacional de Torcedores… Então decidi buscar sobre isso na internet.

torcedores

 

Descobri então que outras pessoas estão insatisfeitas com os rumos do futebol no Brasil e que foi criada uma associação apartidária que defende a mudança dos rumos do esporte no Brasil, lutando contra:

      1. A exclusão do povo brasileiro dos estádios de futebol, fruto de uma política deliberada de diminuição da capacidade dos estádios, extinção de setores populares dos estádios e aumento abusivo dos ingressos
      2. O desrespeito à cultura torcedora com a extinção de áreas populares como a geral, onde há uma tradição própria de participação no espetáculo que inclui assistir ao jogo de pé (o que acontece na Alemanha)
      3. A falta de transparência no futebol brasileiro, há décadas nas mãos de dirigentes incompetentes e corruptos; exigimos a democratização das decisões acerca do futebol brasileiro com a participação dos torcedores; por exemplo: as sucessivas e milionárias reformas do Maracanã, feitas sem nenhuma consulta aos torcedores
      4. A exploração politiqueira do futebol visando eleger candidatos que aproveitam-se da sua popularidade para conseguirem mandatos contra o povo
      5. O controle das tabelas e horários dos campeonatos na mão da rede de televisão que há décadas detém o lucrativo monopólio das transmissões televisivas de jogos de futebol; horário máximo de 20h para o início das partidas durante a semana e 17h aos domingos
      6. A retirada de comunidades de trabalhadores em nome da Copa do Mundo e das Olimpíadas
      7. A falta de meios de transporte dignos durante os dias de jogos; exigimos esquemas especiais em dias de jogos

Concordo plenamente com as idéias da ANT, mas acredito que existem mais algumas mudanças a serem feitas visando também a inclusão dos torcedores que moram no interior e nem sempre podem acompanhar seus times “fisicamente”:

  • mudanças nas “escolhas” das emissoras que vierem a adquirir os direitos de transmissão dos eventos esportivos. Digo isto porque a Globo compra a transmissão de tudo quanto é evento esportivo no Brasil e não transmite, impedindo assim que o esporte se desenvolva e que os torcedores possam acompanhar os seus times nos mais diversos eventos. Por exemplo, a Globo tem os direitos de transmissão da NBB (Novo Basquete Brasil) e só transmite a final do campeonato na televisão aberta. E tem mais, transmite um jogo por fim de semana no Sportv.
  • fim do absurdo que ocorre todo ano no Campeonato Carioca, por exemplo, que coloca os grandes clubes para praticamente só jogarem no Grande Rio, não permitindo que os torcedores do interior possam ver seus times perto de casa. Além disso, o fato dos times grandes quase não jogarem no interior enfraquece os clubes pequenos que não conseguem se destacar tendo que jogar fora de casa.

Se você concorda com as reinvidicações da ANT, filie-se também no endereço: http://www.torcedores.org. Para encerrar, um vídeo sobre a fundação da ANT.

Filie-se você também a Associação Nacional de Torcedores
Anúncios

About Rafael Leite

Sou um cara que gosta muito de tecnologia, esportes, política e de ler um bom livro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: