Como utilizar o dinheiro público


Faz algumas semanas que não postava aqui no blog, pois fiz uma viagem e estava meio sem tempo de escrever. Mas durante a viagem encontrei alguns temas para escrever que serão desenvolvidos nos próximos dias.

O primeiro deles é o uso do Orçamento Municipal, fazendo uma comparação entre Volta Redonda e Campos.

É impressionante a diferença entre as duas cidades quando se compara a forma como o dinheiro é utilizado. Para fins de referência, Campos é a 6ª cidade do Brasil em termos de orçamento per capita, tendo R$ 4.324,32 para gastar por ano para cada habitante, totalizando R$ 1.876.789.985. Isso mesmo, quase 2 bilhões de reais. Infelizmente não consegui encontrar os valores de Volta Redonda, mas num ranking que encontrei no blog Urgente!1 a cidade não se encontra entre as 41 primeiras, nem no total do orçamento, nem no ranking per capita.

Para exemplificar, em um dos principais bairros da cidade (a Vila) a prefeitura, através da empresa municipal de águas e esgoto de lá, distribui água gelada para a população gratuitamente. Basta chegar no quiosque da empresa e pedir a água. Outro exemplo de como as coisas funcionam na cidade é o Mercado Popular da cidade que é arrumado, não tem nada a ver com essa bagunça que é o Camelódromo de Campos.  Em frente ao Mercado Municipal, numa praça, tinha uma decoração especial de Natal, além de uma vasta programação cultural, com contadores de histórias e até uma visita a “casa do Papai Noel”. O mais legal é que tinha uma fila considerável de crianças para ver o evento e sabe como era a fila??? A prefeitura montou uma estrutura coberta para a fila com lugares para as pessoas sentarem enquanto esperavam. E tem mais, todas crianças menores de 12 anos que participassem ganhavam um presente2.

Além disso, a cidade possui uma fábrica de óculos para pessoas carentes que disponibiliza óculos gratuitos para quem precisa e tem o 3º melhor IDH do estado3, atrás apenas de Niterói e da cidade do Rio. Eu poderia ficar o dia inteiro dizendo as qualidades da cidade como ser quase toda arborizada, estar sempre limpa, as ruas não serem esburacadas…

Enquanto isso Campos, a cidade com maior orçamento per capita do estado, está do jeito que nós sabemos, ocupando a incrível 55ª posição no índice de desenvolvimento humano do estado, atrás de Macaé, Nilópolis, São Gonçalo, Miguel Pereira, São João do Meriti, Itaocara, Nova Iguaçu, Pádua, Duque de Caxias…

Nem preciso dizer mais nada, quem quiser pode lamentar nos comentários.

Referências:
Anúncios

Tags:,

About Rafael Leite

Sou um cara que gosta muito de tecnologia, esportes, política e de ler um bom livro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: