A cidade que Hitler destruiu ou como as pessoas podem fazer coisas absurdas…


Vocês devem estar se perguntando o motivo de eu contar um pouco de história aqui no blog, mas este post fala sobre mais do que história: é um simples exemplo de como nós humanos podemos fazer coisas extremamente absurdas e também como coisas absurdas podem ser “respondidas” de forma espetacular. Então vamos contar a história‘

lidice

Em maio de 1942, um dos membros mais importantes da SS foi assassinado por integrantes da resistência tcheca na cidade de Praga, capital da Tchecoslováquia. Com isso, Hitler ficou enfurecido com o ocorrido e decidiu que não mediria esforços nem pouparia vidas para encontrar os assassinos. Iniciou-se então uma retaliação sanguinária contra a população tcheca. E o maior exemplo desta busca sanguinária é o que ele fez na vila de Lidice.

Lidice era uma pequena vila dedicada a mineração, que foi literalmente cercada pelas tropas nazistas para que ninguém fugisse. Após o cerco, os nazistas fuzilaram todos os homens com mais de quinze anos e enviaram todas as mulheres e crianças para campos de concentração, onde boa parte dos “habitantes” morreram de tifo ou trabalhos forçados. Depois de dizimar a população da cidade, os nazistas explodiram a cidade inteira e a transformaram em pasto. E tem mais, mudaram inclusive o curso de um rio que passava na cidade para que ela sumisse do mapa.

Agora entra a parte bonita da história: os países aliados decidiram criar uma cidade com este nome para que tamanha crueldade nunca fosse esquecida. E sabe onde fica esta cidade? Aqui no estado do Rio de Janeiro, no município de Rio Claro, perto de Angra dos Reis. Muito interessante esta história.

Anúncios

Tags:,

About Rafael Leite

Sou um cara que gosta muito de tecnologia, esportes, política e de ler um bom livro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: