Diga não a Copa 2014!


Está chegando a Copa do Mundo do Brasil e cada vez mais as coisas estão ficando estranhas. Os políticos estão dando carta branca para a Fifa, que está sendo acusada de um monte de casos de corrupção (1). E o pior, o organizador da Copa do Brasil é Ricardo Teixeira, que foi réu confesso de recebimento de propinas na Suiça (2), sendo obrigado inclusive a devolver o dinheiro. Ele está sendo acusado também por venda ilegal de ingressos da Copa do Mundo da África do Sul (3). Ele já foi também investigado por uma CPI em 2001, tendo inclusive sido gravado um Globo Repórter sobre o assunto (4). E são essas pessoas que cuidam das obras da Copa e têm acesso ao nosso dinheiro público.

Censura

Até o logotipo da copa está lamentando!

E o pior, aprovaram uma MP ontem que muda o regime de licitação para as obras da Copa e das Olímpiadas para “facilitar” a contratação das mesmas. Com o novo regime, não teríamos acesso aos valores dessas obras, como já tratei na postagem anterior de hoje.

Vocês sabem quanto está custando a destruição do Maracanã para a construção de um outro estádio? 1 Bilhão de reais (5) para transformar o estádio do povão em um estádio para a alta sociedade e depois privatizar (6). A obra está sendo inclusive investigada pelo MP (7).

“Nós vamos começar esse processo no segundo semestre de 2011. Vamos concessionar o Maracanã. Não tem cabimento um estádio como o Maracanã nas mãos do poder público. A concessionária terá de ter, obviamente, obrigações públicas” (Sérgio Cabral)

A FIFA faz inúmeras exigências em relação a estrutura para a Copa que não tem o mínimo sentido. Quer um exemplo? Eles querem que o estádio Arena da Baixada, em Curitiba, tenha ar-condicionado (8). Tá de brincadeira, né? Ar-condicionado no Paraná em pleno inverno?

Além disso, eles destruíram o Maracanã, estádio mais charmoso do mundo. Depois de diminuírem a capacidade de 200 mil lugares para pouco mais de 82 mil, agora eles estão diminuindo as dimensões do gramado de 110x75m para 105x68m (9). E o que isso significa? Bom, quem gosta de futebol sabe que gramados maiores permitem que jogadores mais habilidosos possam mostrar melhor sua habilidade. Campos pequenos só servem para tornar o jogo mais corrido, dando mais valor a jogadores fortes fisicamente. Basicamente, campos pequenos nivelam os times por baixo.

Temos outro problema sério, estádios sendo construídos em lugares sem tradição no futebol ou onde os times com tradição já possuem estádios.

  1. Qual a tradição de Brasília no futebol? Vão construir um estádio de 70 mil lugares para abrigar os jogos do Brasiliense e do Gama? (10)
  2. Estão gastando 450 milhões para construir um estádio em Cuiabá e o time de lá melhor posicionado no Campeonato Brasileiro tá na Série D. (11)
  3. Na Bahia, estão construindo a Nova Fonte Nova, mas os dois times de Salvador já tem seus estádios: o Bahia tem o Pituaçu e o Vitória tem o Barradão.
  4. Em Recife, todos os grandes times têm seus estádios, mas mesmo assim estão construindo mais um.

Basicamente teremos vários elefantes brancos por aí. E mais, além dos elefantes brancos, temos o estádio do Corinthians que corre o risco de ser bancado com dinheiro público. Ou seja, iremos pagar a construção de um estádio particular. Vale lembrar também o “legado” do Pan que não existiu: o Velódromo e o Parque Aquático Maria Lenk, por exemplo, estão abandonados (12).

É por essas coisas que torço para que passemos uma vergonha enorme na Copa do Mundo 2014.

UPDATE:

O orçamento do Pan 2007 foi previsto em menos de 400 milhões de reais, mas no final custou 3,7 bilhões!!! (13)

UPDATE 2:

Recebi um e-mail da Axur Information Security informando que não poderia utilizar o logotipo da Copa 2014, por isso ele foi retirado. Informo novamente em um próximo post.

Fontes:

  1. http://goo.gl/FFWGH
  2. http://goo.gl/J9fau
  3. http://goo.gl/4zebj
  4. http://goo.gl/UjyIq
  5. http://goo.gl/7B6st
  6. http://goo.gl/OKilX
  7. http://goo.gl/BUpZR
  8. http://goo.gl/3zRr2
  9. http://goo.gl/f8eS
  10. http://goo.gl/oSEZk
  11. http://goo.gl/fQhqW
  12. http://goo.gl/o4pzK
  13. http://goo.gl/kAEVh
Anúncios

Tags:, , ,

About Rafael Leite

Sou um cara que gosta muito de tecnologia, esportes, política e de ler um bom livro.

6 responses to “Diga não a Copa 2014!”

  1. Paulistano Itaquera says :

    digo sim pois o estádio do Corinthians vai sair e ser a sede da copa para nós paulistas, e outra se o dinheiro não for gasto com isso vai ser por outras coisas que vcs nunca vão saber, acorda brasil…parece que o Corinthians sempre abre o olho de vcs

    • Rafael Leite says :

      Parabéns pela sua “inteligência”.

    • luciana says :

      olha o itaquera o corinthians tem condições de fazer o estadio sem meter a mão no bolso do povo brasileiro q é tão sofredor , agora ninguem tem culpa se os dirigentes não tem a capacidade de administra bem o dinheiro do clube q tem a maior torcida
      e quanto a copa deveriamos fazer uma manifetação publica dizendo não a copa e que esse dinheiro seja para os hopitais escolas urbanizações de favelas porque a pobreza tras a criminalidade e violencia etc….. nos não merecemos isso

  2. MARCIO says :

    COPA DO MUNDO NO BRASIL? ESTAO DE SACANAGEM COM O POVO BRASILEIRO, NÃO PRECISAMOS DE ESTADIO MAS SIM HOSITAIS, ESCOLAS, SEGURANÇA…..

    O PIOR É QUE OS ATLETAS DOS OUTROS PAISES, ACHAM QUE O BRASIL É TUDO DE BOM, POR QUE ELES NAO PEGAM ENGARRAFAMENTO, POIS A POLICIA COLOCA BATEDORES PARA ELES NAO FICAREM PARADO NO TRANSITO, E QUE SE F#@$@!$ É AGENTE.

    TOMARA QUE DE TUDO ERRADO NESTA COPA 2014.

    TOMARA QUE CHOVA MUITO PARA ALAGAR OS ESTADIOS ENVOLTA DOS ESTADIOS, CONCENTRAÇAO DOS PAISES.

    EDIT
    A administração retirou os palavrões presentes no comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: