Dica de leitura #1: 1984, George Orwell


Hoje vou inaugurar uma sessão nova aqui no blog. A idéia é todo fim de semana dar uma dica de leitura interessante. Vou começar por um livro clássico que terminei de ler essa semana e recomendo para todos.

1984
Capa do Livro, na sua última edição

“1984” conta a história de Winston Smith, um cara comum que vive num futuro distante (para a época que foi escrito o livro é claro) onde vigora um regime totalitário onde toda a liberdade individual são retiradas com o objetivo de proteger o sistema. A sociedade é governada pelo “Grande Irmão”, que leva crédito por todo e qualquer fato relevante da história da humanidade. A história conta como Smith começa a pensar de forma diferente do que é pregado.

Para que o Partido mantenha-se no poder, os livros são praticamente abolidos e a história é continuamente reescrita pelo Ministério da Verdade. Enquanto isso, toda e qualquer opinião ou comportamento diferente do recomendado pelo Partido é alvo de perseguição do Ministério do Amor. A produção de alimentos e produtos de consumo é controlada pelo Ministério da Fartura, que mantém a escassez dos produtos básicos para que a população não se rebele. A Oceania (país onde se passa a história) mantém-se em guerra constante contra a Eurásia e a Lestásia, alternando somente o inimigo de tempos em tempos.

Vale a pena ler, pois o livro é muito bom mesmo.

Curiosidades

  • O reality show Big Brother é uma referência ao Grande Irmão criado por George Orwell. Essa referência se deve ao fato dos personagens estarem sempre sendo fiscalizados por alguém.
  • O Macintosh foi lançado nos EUA, em 1984, com um comercial chamado 1984, onde a IBM seria o Grande Irmão e a Apple seria quem salvaria os clientes do controle da empresa.
Anúncios

Tags:, ,

About Rafael Leite

Sou um cara que gosta muito de tecnologia, esportes, política e de ler um bom livro.

2 responses to “Dica de leitura #1: 1984, George Orwell”

  1. Bárbara says :

    Gostei da idéia de criar uma sessão dedicada a sugestão de livros. Espero ver aqui Dan Brown, dentre outros.
    Afinal, livros que não vão faltar para sugestões.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: