A questão da queimada de cana…


 

Isso é crime!

Nos últimos dias tivemos diversos problemas ocasionados por queimadas de cana na região. Desde a segunda-feira um incêndio atingiu a região de Sapucaia, em Campos. Neste incêndio, matas nativas foram atingidas pelo fogo, causando uma imensa destruição. A InterTv exibiu, inclusive, uma reportagem sobre o assunto que pode ser vista aqui. Para piorar, criminosos aproveitaram a oportunidade para caçar preás que fugiam da floresta. Mais um absurdo que espero que seja punido, já que na reportagem da InterTv alguns desses criminosos foram pegos em flagrante, com imagens que servem como prova do crime.

Além deste estrago todo, devemos também lembrar que este tipo de incêndio prejudica, e muito, a saúde da população que vive no entorno, principalmente na questão respiratória. A InterTv exibiu também uma reportagem sobre o assunto aqui.

Hoje tivemos mais um problema ocasionado por este absurdo: 15 cidades da região ficaram sem luz por mais de 4 horas depois de mais um incêndio ocasionado por queimadas de cana-de-açúcar, como pode ser visto aqui. São Fidélis foi uma das atingidas, o que me motivou a escrever sobre este assunto que já estava me incomodando bastante.

Vale lembrar que no começo do ano, o MPF entrou na justiça para que as usinas de cana fossem proibidas de receber cana queimada. Na ocasião, a sociedade civil “organizada” fez protestos com apoio de diversos políticos (Rosinha, Feijó, Clarissa, Roberto Henriques…) para que a decisão fosse revertida, alegando que várias pessoas ficariam desempregadas, como pode ser visto aqui. Vale lembrar que a queimada de cana é crime, de acordo com o artigo 41 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/1998), como já disse o MPF aqui.

Art. 41. Provocar incêndio em mata ou floresta:
Pena – reclusão, de dois a quatro anos, e multa.
Parágrafo único. Se o crime é culposo, a pena é de detenção de seis meses a um ano, e multa.

Juridicamente, segundo o MPF, existe legislação que prevê as queimadas como crime, logo basta que as autoridades façam seu papel e punam os responsáveis por essas queimadas que trouxeram tantos prejuízos a sociedade e ao meio ambiente. Acredito que essas pessoas possam ser punidas também pelos danos materiais causados contra a Ampla por exemplo.

P.S.: daqui a pouco vai ter político defendendo o tráfico de drogas por gerar empregos também. Queimar cana é crime e essa prática não pode ser defendida com o simples motivo de manter empregos.

Anúncios

Tags:, , , ,

About Rafael Leite

Sou um cara que gosta muito de tecnologia, esportes, política e de ler um bom livro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: