Por que ainda vendem para a Globo?


Unitri x Flamengo, 29/04/2012

Unitri x Flamengo, 29/04/2012

Hoje quero falar sobre um assunto importante para todos aqueles que gostam de esportes em geral: os direitos de transmissão dos eventos esportivos no Brasil, mais especificamente do Novo Basquete Brasil.

Como alguns devem saber, o campeonato brasileiro de basquete masculino hoje é organizado pela Liga Nacional de Basquete e é denominado Novo Basquete Brasil. Desde que ele foi criado os direitos de transmissão pertencem ao Sportv na tv fechada e à Rede Globo na televisão aberta.

Já estamos nos playoffs da quarta edição do torneio e durante todo esse tempo a Rede Globo somente transmitiu 2 partidas na televisão aberta, sendo que foram duas partidas do Jogo das Estrelas. Em 4 anos, nenhuma partida oficial foi transmitida em televisão aberta, NENHUMA. Como a Liga Nacional de Basquete deseja que o esporte seja valorizado no Brasil se não é transmitido para a maior parte da sociedade?

Temos ainda um outro grande problema: até a transmissão dos jogos na televisão fechada deixa, e muito, a desejar. Ontem, por exemplo, o Unitri-Uberlândia recebeu o Flamengo para a primeira partida das quartas-de-final em uma partida que foi decidida nos últimos segundos da segunda prorrogação e não foi transmitida em nenhum canal. Enquanto isso, o SporTV transmitia o jogaço entre Bragantino e Mirassol e o SporTV 2 o Troféu Maria Lenk de Natação. Aí eu pergunto, como a LNB quer popularizar um esporte se a emissora para quem vende as transmissões considera mais importante jogos de dois times pequenos no troféu de consolação do Campeonato Paulista? Outro dia, a SporTV parou de transmitir uma partida no meio para passar uma partida de tênis. Digo mais, como a liga quer atrair patrocinadores para os clubes se a emissora oficial muda o nome dos clubes para não dizer o nome dos patrocinadores? Que patrocinador vai querer investir nos clubes de basquete para não ter quase nenhum jogo transmitido pela tv e ter seus nomes ignorados nas poucas partidas transmitidas? Vemos isso também ocorrer no vôlei: o RJX vira Rio de Janeiro, o Sollys vira Osasco, o Unilever vira Rio de Janeiro…

Agora eu pergunto: será que o esporte não teria um alcance bem maior se fosse transmitido por qualquer outra emissora de tv aberta, tipo Band, SBT, RedeTV, Record? Te garanto que as pessoas que gostam de esporte realmente iriam assistir em qualquer canal que passasse. Hoje nem quem acompanha o esporte consegue assistir as partidas direito. Eu tenho certeza que essas emissoras dariam muito mais espaço para o basquete, transmitindo partidas do basquete regularmente. A LNB cometeu o absurdo de mudar a fórmula de disputa do campeonato para que a Globo transmitisse a final do campeonato esse ano. Ou seja, abriu mão do mérito esportivo em favor da esmola da Globo transmitir uma ou duas partidas por ano. Isso tá muito errado, a emissora é quem tem que precisar do esporte e não o contrário, os papéis estão invertidos.

Na tv fechada poderiam ter vendido os direitos para canais que respeitam mais o esporte, como a BandSports, o FoxSports ou a ESPN. Também tenho certeza que essas emissoras dariam muito mais espaço para o basquete nacional e fariam transmissões de muito maior qualidade.

Fontes:

  1. http://garrafaorubronegro.wordpress.com/2012/04/28/um-jogo-histrico-jackson-decide-na-prorrogao-e-fla-vence-em-uberlndia/
  2. http://sportv.globo.com/platb/lancelivre/2012/03/18/flamengo-vence-uberlandia/
Foto retirada do site da LNB: http://lnb.com.br/noticias/que-jogaco/
Anúncios

Tags:, , , , , , , , , ,

About Rafael Leite

Sou um cara que gosta muito de tecnologia, esportes, política e de ler um bom livro.

One response to “Por que ainda vendem para a Globo?”

  1. Bárbara says :

    Concordo. Deste jeito, o esporte não é valorizado e poucos empresários se interessam em patrocinar os times. Até mesmo com relação ao futebol (esporte supervalorizado no Brasil) a Globo deixa a desejar. Se não há concorrência, não há qualidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: