Dos males, o menor


Quem acompanha este blog sabe qual a minha opinião sobre a classe política fidelense. Como eu já previa, novamente não teremos opções de mudança para prefeito. Teremos que escolher entre o prefeito (não se diz ex-prefeito) Davi Loureiro e o atual prefeito Luis Fenemê. Para quem não sabe, Fenemê foi vice de Davi durante os seus 8 anos de mandato e diziam ser amigos de infância. Davi então foi o principal cabo eleitoral de Fenemê nas Eleições 2008 com o jingle abaixo:

Fenemê é Davi de novo trabalhando para o povo…

Acontece que nas Eleições de 2010, Fenemê não quis apoiar a candidatura de Garotinho a deputado federal por já estar “fechado” com outro candidato. Então Davi, dizendo que tinha sido traído por Fenemê (mesmo com o segundo tendo doado 25 mil reais para a campanha do primeiro a deputado estadual), rompeu a amizade com o mesmo. Desde então os amigos de infância tornaram-se inimigos políticos, assim como ocorreu entre Arnaldo e Garotinho em Campos. E teve mais, parte do grupo que dizia que Fenemê era o mais preparado para ser prefeito de São Fidélis também rompeu com ele, dizendo que tinham sido traídos. Para tornar a bagunça maior ainda, o grupo que fez oposição a Fenemê e Davi se dividiu e alguns passaram para a situação ao lado de Fenemê e outros passaram a ser oposição junto a Davi.

Então boa parte dos 11 mil eleitores (o que equivale a 48% dos eleitores da cidade) que votaram contra a dupla Fenemê/Davi ficaram sem candidatos que atendam às suas expectativas. Eu desconheço pesquisas que digam o que as pessoas que votaram em Elson Lages e Acir Pessanha pensam sobre a eleição atual, mas pelas pessoas que conheço uma parcela considerável dessas pessoas se considera sem opções neste ano.

Eu escrevi isso tudo aqui para deixar claro que me encaixo nessa situação, considero que não temos opções satisfatórias de candidato a prefeito em São Fidélis. São dois candidatos que enquanto prefeitos pouco fizeram pela melhoria de nossa cidade, que se encontra nos últimos 12 anos em plena decadência. Não existem mais empregos na nossa cidade, para se ter uma idéia a cidade teve uma queda vertiginosa de 0,5157 no IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal) referente ao ano 2000 para 0,2357 em 2009. Ou seja, a nota em relação a emprego da cidade caiu pela metade. Tivemos uma ligeira melhora em saúde e educação, mas isso se deve a um notório maior investimento do governo federal em todo o país neste período. No gráfico abaixo percebe-se um aumento no índice no ano de 2008, mas devemos levar em conta foi um ano de eleição, quando a prefeitura (maior empregador da cidade) tradicionalmente aumenta o número de contratados.

IFDM São Fidélis

IFDM São Fidélis

Como sou terminantemente contra o voto nulo por considerar que votar nulo é abdicar do direito de voto e não o farei. Infelizmente, temos que partir para a outra opção votar no “menos pior”.

Levando em conta que são dois políticos que fizeram o mesmo pela nossa cidade, ou seja quase NADA de relevante, tenho que escolher algum outro critério que não seja a capacidade e competência em governar a cidade. Tenho que admitir que tivemos um avanço considerável no respeito às pessoas que tenham opinião diferente a dos governantes atuais: não temos mais acusações e ofensas nas rádios e palanques. Considero também que houve uma melhoria, mesmo que pequena, no tratamento aos funcionários públicos da cidade, principalmente aos professores, que receberam um aumento considerável este ano, adequando ao piso nacional da educação. Claro que ainda temos muito a melhorar, mas já dizia o ditado: Dos males o menor.

Por isso gostaria de dizer que serei “obrigado” a votar pela reeleição do atual prefeito. Continuo considerando a gestão do atual prefeito abaixo do padrão que considero bom e gostaria muito que tivéssemos outras opções para mudar nossa cidade, mas não temos. Serão mais quatro anos de decadência da cidade que amo, mas acredito que a decadência será um pouco menor com Fenemê e que a cidade será um pouco mais agradável com o mesmo.

P.S.: este blog é e sempre será independente. Mas isso não significa que não possa emitir minha opinião acerca das eleições.

Anúncios

Tags:, , , , ,

About Rafael Leite

Sou um cara que gosta muito de tecnologia, esportes, política e de ler um bom livro.

6 responses to “Dos males, o menor”

  1. valeria says :

    CONCORDO EM PARTES COM SUA OPINIÃO… MAS DIZER QUE O EX PREFEITO DAVI LOUREIRO NÃO FEZ NADA PELA CIDADE, ME DESCULPA MAS VOCÊ ESTÁ CEGO…

    • Rafael Leite says :

      Sinta-se a vontade para citar o que ele fez.
      Neste blog não censuro respostas de ninguém, concordando ou não com ela.

      P.S.: claro que não aceito ofensas e/ou acusações contra terceiros, mas opiniões diferentes da minha sempre serão bem vindas.

      • juliana says :

        Concordo que estamos sem opção de voto! Mas agora falar que o ex prefeito Davi Loureiro não fez nada é uma tremenda e absurda mentira..

        Ele conseguiu verbas para construir a ponte que liga o centro á Ipuca, que passou a ser muito mais valorizada.Se não fosse isso como que nos estaríamos hoje? passando de barco? porque a outra ponte está caindo aos pedaços e nóis, estamos aqui também, esperando essa tal “reforma” que nem gente trabalhando tenho visto!
        Sem contar na ponte de pureza;
        Nos cursos de enfermagem e administração; obs: Estão fechados.
        Nos ônibus para os estudantes; obs: quase toda semana algum quebra e ficamos todos na beira da estrada esperando o próximo passar;
        Implantou o CEDERJ;
        Fez quadras cobertas;
        Implantou o cine teatro;
        E muito mais..
        Pode até ser que ele não ganhe,mas o povo vai se arrepender muitoo de não ter votado nele!

        E enfim.. ele fez muito pelo povo,só que NINGUÉM vê isso!

        OBS: é só uma opinião,até porque não vale descutir sobre política.

        • Rafael Leite says :

          Acontece que tudo que você falou que ele fez, não foi ele, foi os governos estaduais e federais.
          Você pode até considerar que ele teve importância em conseguir essas obras e tal, respeito se você pensa assim, mas não vejo dessa maneira.
          Sobre a ponte metálica, pergunto duas coisas:
          1 – quem foi prefeito e por 8 anos não deu manutenção, a deixando neste estado lastimável?
          2 – por que a ponte nova não possui passarela para pedestres?
          A única coisa que ele fez realmente nesta lista sua foí comprar os ônibus para os estudantes, que SEMPRE quebraram. Já utilizei estes ônibus e a falta de manutenção sempre esteve presente. Lembro de um caso de o busão ficar sem freio na volta e não foi no governo Fenemê.
          Os cursos de enfermagem e administração são em colégios estaduais, não tem nada a ver com a prefeitura.
          Aproveite que passou no meu blog e veja as condenações que Davi tem por improbidade administrativa, uma por contratar funcionária fantasma e outra por convocar sessões extraordinárias da Câmara que não trataram de nada de relevante para a sociedade.

          Volte sempre.

  2. Flávio Pires Cardoso says :

    O que se precisa é esclarecimento maior ao povo.Também sou contra o voto em branco,mas sou a favor do voto nulo,pois se não concordo com aos candidatos,pois os votos nulos se totalizarem 50% + 1 o pleito é cancelado ,e se fará outra eleição com outros candidatos , pois os mesmos não poderão concorrer. Isso é lei.
    Se você for ao supermercado comprar maçâs, e só tiver maças apodrecendo, vc fara o que? comprara a menos pior ????????????????????
    O certo é só comprar quando houver maças sadias e frescas.
    Precisamos rever nossos critérios quando votar, não podemos votar no menos pior ,ou em quem robou mais fez alguma coisa.
    O povo tem a força,só não sabe usa-la, falta esclarecimento, ou a culpa é dessa cultura em levar vantagens ,e dar jeitinho??

    • Rafael Leite says :

      Sinto te informar, votos nulos não anulam eleição nenhuma.
      O que anula eleição é se mais de 50% forem anulados pela justiça, quando os candidatos são impugnados por algum motivo e os seus votos somam mais de 50%.
      Extrapolando totalmente ao “absurdo”: se todos os eleitores de uma cidade anularem seus votos com exceção de um, este “decidirá quem é o prefeito”. Voto nulo e branco são exatamente isso: nulos, não servem para nada, no máximo para protesto.
      http://www.e-farsas.com/voto-nulo-anula-a-eleicao.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: