Dica de leitura #3: Astronauta Magnetar, de Danilo Beyruth


Desde muito pequeno tive muito acesso aos gibis da Turma da Mônica e sempre gostei muito de ler. Posso dizer com toda a clareza que Mauricio de Sousa foi de extrema importância na minha formação como leitor e como cidadão. Acredito que isso seja uma verdade para muitos leitores de várias gerações (levando em conta que a Turma da Mônica já tem 50 anos de “carreira”). Felizmente meus pais sempre deram acesso a mim e aos meus irmãos a livros e revistas em quadrinhos. Quando eu era criança eles chegaram a assinar as revistas da DC e recebíamos 5 revistas todo o mês (Batman, Super Homem, Liga da Justiça, Shazam e Flash se não me engano). Além disso sempre compravam as revistas da Mônica, eu gostava muito das revistas do Cascão, e outras como Homem-Aranha (meu favorito).

Eis que Mauricio de Sousa iniciou um novo projeto /selo esse ano chamado Graphic MSP onde novos quadrinistas tem a oportunidade de publicar Graphic Novels¹ baseadas nos velhos personagens de sua autoria. O projeto surgiu depois da publicação de alguns livros comemorativos com pequenas histórias dos personagens de Maurício de Souza escritas por novos nomes dos quadrinhos nacionais que fez muito sucesso.

Astronauta, personagem de Mauricio de Sousa

Astronauta, personagem de Mauricio de Sousa

Eles decidiram então escrever histórias maiores com esses autores e publicar como Graphic Novels. A primeira edição é Astronauta Magnetar, baseado no personagem Astronauta. Eu, sinceramente, não lembro de ter lido muitas histórias do personagem na minha infância, até porque dava mais atenção às histórias da turminha mesmo, mas resolvi comprar para ver como que era depois de ler e ouvir falar muito bem em vários sites.

Capa de Astronauta Magnetar

Capa de Astronauta Magnetar

Eis que foi uma mais que agradável surpresa (nem tão surpresa assim, estamos falando de Mauricio de Sousa). A história é excelente e muito madura, podendo ser lida por todas as idades (apesar de acreditar que crianças não vão conseguir alcançar toda a profundidade da história), mas focada no público jovem / adulto. O desenhista e roteirista Danilo Beyruth fez um excelente trabalho, é o tipo de história que te prende até você terminar a leitura e deixa uma vontade imensa de que saiam novas edições. Além disso, a arte está muito bem feita, utilizando de idéias muito interessantes para descrever as aventuras e perrengues passados pelo personagem. A solução encontrada para o desenho da nave e do uniforme do personagem foi incrível. O mais interessante é que, mesmo com um estilo diferente, o autor conseguiu preservar as raízes do personagem, não causando uma estranheza em relação ao mesmo. O acabamento da revista também está excelente, mesmo na versão brochura.

Trecho de Astronauta Magnetar

Trecho de Astronauta Magnetar

Recomendo fortemente a leitura para todos que gostam de ler e tem essa relação de carinho / nostalgia com os gibis da Turma da Mônica. Para quem ainda não se decidiu sobre a compra, recomendo que escutem o podcast Matando Robos Gigantes sobre a revista, cujo link coloquei nas referências abaixo (foi o que me animou a comprar a revista inicialmente). Recomendo ainda que assistam a entrevista que Mauricio de Sousa deu ao JB Fora do Ar que também está nas referências.

P.S.: estão previstas mais 3 revistas no selo Graphic MSP: Chico Bento, Piteco e Turma da Mônica.

Dados técnicos

  • Título: Astronauta Magnetar;
  • Roteirista e Desenhista: Danilo Beyruth;
  • Cores: Cris Peter;
  • Editora: Panini;
  • Selo: Graphic MSP;
  • Preços: 
    • Capa dura: R$ 29,90;
    • Brochura: R$ 19,90;

Glossário

  1. Graphic Novels: São revistas em quadrinhos com uma história mais longa, geralmente com um conteúdo mais sérios. Além disso costumam ser uma “história fechada”.

Referências

Anúncios

Tags:, , , , , , , , , ,

About Rafael Leite

Sou um cara que gosta muito de tecnologia, esportes, política e de ler um bom livro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: